Sobre a Exposição
Curadoria
LÚCIA CARVALHO ANDERSEN
Artista
Helena Aboim aka MIOBAH
Local
HOTEL MUNDIAL - LISBOA
Esta exposição é o culminar de um ano de grandes transformações pessoais e profissionais. Um tempo de pesquisa, de experimentação, de desafios e naturalmente, do crescimento de Miobah, a artista que há em Helena Aboim. Uma mulher desde cedo preocupada com o ambiente e com a responsabilidade social, tornou a sua arte num veículo de sensibilização, de alerta para a sustentabilidade e para a urgência no sentido da evolução, da renovação… tal como uma borboleta. Tal como a Miobah.
A collage, na sua forma minimalista de papel sobre papel, foi dando lugar a formas inovadoras de produção artística. Um distanciamento, resultante da evolução, é visível nos materiais que incluem agora, madeiras e elementos metálicos, lixo reciclado, aplicações têxteis, antigas polaroids… um pouco de tudo, tudo o que foi descartado mas que vem aqui cumprir um objetivo, o de fazer arte de forma sustentável. Mas o crescimento de Miobah é visível, sobretudo, nas técnicas que desenvolveu. A artista apostou no trabalho gráfico e digital conseguindo um compromisso perfeito entre a tecnologia e a collage pura, de papel e cola.
É nesta base que continua a trabalhar, adicionando materiais, tintas e spray de graffiti até conseguir contar histórias de homens e mulheres. Gente cujos rostos e olhares refletem as preocupações do mundo. A pobreza, as liberdades fundamentais negadas, o papel da mulher, o ambiente, a dependência do petróleo, a guerra… Mas deixa também espaço para a celebração das suas paixões como a arte urbana ou a fotografia. Miobah retrata muros espalhados por Lisboa para composição digital, impressão e, por fim, collage e tintas. Miobah procura assim trazer para o interior, cenários da Street Art, como se pudéssemos ter um pedaço da cidade dentro de casa.
Em BUTTERFLY WITH A BRAIN destaca-se ainda a primeira colaboração de Miobah com outro artista, Paulo Lopes, fotógrafo de moda há mais de 20 anos. O olhar de um fotógrafo e a entrega de uma modelo ganharam uma nova vida sob o olhar de Miobah. Um trabalho que apela a uma reflexão sobre a moda, os padrões de beleza e a pressão das redes sociais sobre a imagem de cada um.
BUTTERFLY WITH A BRAIN reúne um total de 60 peças, distribuídas pelos lugares mais inesperados… do estacionamento subterrâneo ao terraço, passando por salas e corredores do maravilhoso Hotel Mundial, há todo um percurso que leva o visitante a conhecer os trabalhos de Miobah, organizado em grupos subordinados aos temas abordados pela artista.
BUTTERFLY WITH A BRAIN é, para Miobah, viver com a leveza de uma borboleta mas com o peso de uma mente preocupada. Por isso a sua arte, o seu contributo. Por isso a esperança presente em cada peça da exposição na forma de uma borboleta, símbolo de transformação.
Lúcia Carvalho Andersen