WhatsApp Image 2021-10-11 at 13.01.30

A ordem dos fatores não é arbitrária, e sob o nome MIOBAH, com uma sonoridade exótica, emerge uma nova Helena de Aboim, com um projeto artístico que pretende também ser uma marca, que resulta da inversão dos caracteres de um apelido histórico, e revela uma nova vertente do trabalho de Helena de Aboim, mais visceral e introspetivo, que se afasta da persona solar e festiva que nos habitou a conhecer nas noites de Lisboa.

 

Neste projeto pessoal, MIOBAH revela a sensibilidade apurada por anos de prática no setor dos eventos, da moda, da comunicação, colocada ao serviço de um criação artística reveladora de uma abordagem renovadora da prática, a colagem, que permite apresentar num único plano uma multiplicidade de camadas, físicas e de significado. Como a multiplicidade de rostos que cada um de nós apresenta ao mundo, e por vezes, a si próprio. As superfícies cuja aparente frivolidade, atraem a atenção, ao mesmo tempo que permitem focar a mente de quem vê em questões relevantes para a sociedade contemporânea.

A estória de Helena Aboim ligada à produção e organização de eventos foi se cruzando com o universo da arte contemporânea, na busca de parcerias para intervenções nos espaços onde decorriam os eventos, levando a que em plena pandemia, e perante um período de isolamento ditado pelas restrições à circulação, desencadeasse um processo de autoanálise e conhecimento interior, permitindo uma exposição e partilha do seu eu, até antes reservado aos mais próximos.

Da prática ad hoc em colaboração com galeristas, artistas, curadores e decoradores, Helena de Aboim foi evoluindo para a definição de uma estética pessoal, agora consubstanciada numa praxis artística contemporânea, potenciada e destacada pelas possibilidades abertas pela tecnologia o meio de suporte e singularização.

Assim nasce a personagem interior e sensível ao meio – MIOBAH.

Miobah 267 Hi_res

“MIOBAH Inside Out” – 1ª Exposição a solo

2021

Helena Aboim aka MIOBAH expõe pela primeira vez em Lisboa a partir de 25 de novembro, com mais de 60 novos trabalhos em collage – meio elegido para criar peças, que refletem os seus valores e as suas vivências exploradas em plena pandemia num processo de autoanalise. A ocorrer no Atelier da artista, no LX Factory, é uma oportunidade para conhecer o seu trabalho, mas também a MIOBAH na intimidade do espaço em que desenvolve o seu projeto.

O seu trabalho na produção de eventos e ativação de marcas internacionais colocou-lhe inúmeros desafios criativos que a levaram pelo mundo fora. Viveu em Paris, no Brasil, em Nova York, nas Seychelles e, naturalmente, em Portugal. São estas experiências, vivências e momentos únicos que se sobrepõem.

MIOBAH, nome artístico de Helena Aboim, desde sempre ligada ao mundo das artes performativas e visuais, resulta da inversão dos caracteres de um apelido histórico, revela uma nova vertente do trabalho de Helena de Aboim, mais visceral e introspetivo, que se afasta da persona solar e festiva que nos habituou.

Neste projeto pessoal, MIOBAH revela a sensibilidade apurada por anos de prática de comunicação, colocada ao serviço de um criação artística reveladora de uma abordagem renovadora de uma prática, a colagem, que permite apresentar num único plano uma multiplicidade de camadas, físicas e de significado.

A exposição MIOBAH Inside Out vai estar aberta ao público de 26 de novembro a 15 de dezembro no atelier da artista no Lx Factory, Edifício 1, piso 1.

Exposição Coletiva - "All We Need is Art" @ Cordoaria Nacional

2022

MIOBAH, nome artístico adotado por Helena Aboim, vai participar no festival “All You Need is Art”, com um espaço próprio onde apresentará os seus trabalhos mais recentes.

O conjunto de peças inéditas apresentado mostra a evolução do seu percurso nas técnicas de collage, explorando materiais muito variados na composição dos trabalhos.

Mantendo-se sempre fiel aos seus valores, MIOBAH, inspira-se nas questões ambientais, no lugar da mulher na sociedade, nos movimentos de arte urbana, em tudo o que se passa a sua volta. E, desta vez, as emoções de uma viagem a Marrocos ou a preocupação com a guerra na Ucrânia destacam-se entre os temas abordados.

“All you need is art” reúne mais de 40 artistas nacionais e estrangeiros representando uma grande diversidade de géneros artísticos.

Para Helena Aboim, “Estar presente neste festival de arte representa o crescimento de um projeto que nasceu como um projeto artístico pessoal e que não tinha, inicialmente, como objetivo a projeção que MIOBAH veio a alcançar”.

O convite para integrar o festival “All You Need is Art”, surgiu na sequência do sucesso da primeira exposição de Helena Aboim como MIOBAH, “Inside Out”, em novembro no LX Factory. A criatividade dos trabalhos apresentados mereceu rasgados elogios do público que visitou a exposição e da imprensa.

Helena Aboim, anteriormente ligada às relações públicas e aos eventos, iniciou este percurso artístico em 2020, adotando como meio a collage, técnica que combina diferentes elementos externos como recortes, fotografia ou matérias têxteis, num verdadeiro exercício de reutilização de peças, muitas vezes, perdidas no tempo.

Helena Aboim, aka MIOBAH, estará no stand 21 durante todos os dias do festival “All You Need Is Art” que decorre no Torreão Poente da Cordoaria Nacional, em Lisboa, de 23 a 27 de Março.

Exposição Individual " @ Hotel Meliã Aeroporto

2022

Exposição Coletiva - "Global Ocean" @ Câmara Municipal de Cascais

2022

A collage artist MIOBAH apoia a 1ª Edição da "Global Ocean", apresentando uma peça onde demonstra a sua preocupação ambiental.

Exposição Individual - "Eating Collage" @ STASHA

2022

MIOBAH expõe, e desta vez escolhe um eating spot, ou seja um restaurante.

A componente artística e a Localização do Stasha BA, casam com a criatividade irreverente da Miobah.

Como a extensão de nossa casa os restaurantes, proporcionam-nos momentos de puro prazer, que nos alimentam o espírito.

Juntando a arte da gastronomia, os deleites dos vinhos, e agora uma exposição, ficamos saciados.

Patente até ao final de Julho, pode conhecer e adquirir de imediato qualquer dos trabalhos expostos.

Exposição Coletiva - "Endless Summer" @ NĀDA

2022

"Com a abertura do NADA, a 15 de outubro, foi inaugurada uma mostra de artes visuais e NFTs para apresentar a galeria de arte. O espaço estreou-se com uma exposição coletiva em que tive o prazer de participar com uma collage de grandes dimensões, ao lado de nomes como João Murillo, Dilen Magan, Diogo Nunes, Deeher Chandrika e Kalki Moksa, entre outros."

Exposição Coletiva - "Pradarshana" @ NĀDA

2022

"Além da exposição de artes plásticas, o espaço encheu-se de, cheiros, sabores e sons da Índia. Uma série de actuações de grandes nomes da cultura indiana como a bailarina Sarasawathy Lakshmivaraham - originária de Kerala vivendo nos Estados Unidos, especializada na dança Mohiniyattom - e Ricardo Passos, cantor português que viveu na Índia estudando com os melhores Mestres, que nos apresentou um concerto de Dhrupad. Ao seu lado no palco estiveram artistas que representam diversas tradições da Música e Dança Indiana."

Exposição Individual - “Butterfly with a Brain” @ Hotel Mundial

2022

Esta exposição é o culminar de um ano de grandes transformações pessoais e profissionais. Um tempo de pesquisa, de experimentação, de desafios e naturalmente, do crescimento de Miobah, a artista que há em Helena Aboim. Uma mulher desde cedo preocupada com o ambiente e com a responsabilidade social, tornou a sua arte num veículo de sensibilização, de alerta para a sustentabilidade e para a urgência no sentido da evolução, da renovação… tal como uma borboleta. Tal como a Miobah.

Exposição Coletiva Solidária - "A Arte Com Sorrisos" @ Teatro José Lúcio da Silva

2023

"A sustentabilidade é o pilar do meu projeto artístico. Quem me tem acompanhado sabe disso. 99% dos materiais que uso são reciclados ou reutilizados. Mas sustentabilidade tem também a ver com a forma como vivemos uns com os outros e com a urgência de atender a quem precisa, de assumirmos uma responsabilidade social que deve ser artilhada por todos. Por isso, não hesitei em aceitar o convite para participar numa grande exposição coletiva que tem como objetivo a angariação de fundos para apoiar a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Leiria.

A exposição ARTE COM SORRISOS é uma iniciativa solidária que reúne dezenas de obras de arte dos mais proeminentes artistas portugueses. É, por isso, com imenso orgulho que exponho o meu trabalho ao lado de peças assinadas por Artur Bual, Alfredo Keil, Cruzeiro Seixas, Joana Vasconcelos, José Malhoa ou José Guimarães entre tantos outros vultos da nossas artes plásticas. A exposição, que terá lugar no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, de 3 de dezembro a 4 de janeiro do próximo ano, terá outros momentos de interação com o público para os quais fui também convidada. Vou dirigir um workshop de collage e participar numa tertúlia com outros convidados. Uma oportunidade para celebrar as artes e dar-lhe uma outra dimensão, a da ajuda solidária. Seis dos artistas presentes vão doar a totalidade do valor das vendas a esta Associação que tem ajudado tanta gente. Assim, a arte faz mais sentido. Assim, a arte cumpre uma missão maior."

Exposição - "Ladyology" @ Rossio Hostel

2023

"A MULHER, celebra-se por si só!

LADYOLOGY, é a minha forma de celebrar a mulher, porque ela é a minha arte!

É a minha inspiração, toda a sua sensibilidade e dureza, toda a fragilidade aparente a subtileza do seu universo.

Sinto me um pouco de todas elas, revejo-me na sua sexualidade, e até na ausência dela… sinto-as um pouco de mim.

Orgânicas, mutantes, únicas!

LADYOLOGY mora em mim e deixo-a sair sempre que quer, porque é LIVRE."

Exposição Coletiva - "OCEAN'Art" @ Marina de Cascais

2023

"OCEAN’Art" é uma exposição de arte imersiva que explora o estado crítico dos nossos oceanos e promove práticas sustentáveis, fazendo parte integrante do conceito GLOBAL OCEAN. A exposição serve de plataforma para os artistas expressarem as suas preocupações sobre o mundo, utilizando materiais reciclados para realçar a importância da redução de resíduos. Uma das artistas em destaque na exposição é  MIOBAH, participando pela 2ª vez como Embaixadora do Projeto GLOBAL OCEAN, anunciando o regresso de uma obra de arte poderosa que cativou o público no ano passado. A artista, apresenta mais uma vez o seu díptico instigante, que investiga as realidades ocultas dos nossos amados oceanos."